ultrassom lagoa santa

Tipos de exames de ultrassom

Tipos de exames de ultrassonográficos

Tipos de exames de ultrassom utilizados no diagnóstico médico, listados pela Associação Médica Brasileira e seus departamentos de especialidades médicas é diversa.

Na Ultrassonografia Lagoa Santarealizamos exames de ultrassonografia  tanto em crianças como em adultos e no momento oferecemos os seguintes exames:

 

Abdome superior
Tem como objetivo avaliar as doenças dos seguintes órgãos, estruturas e locais: fígado, vesícula biliar e vias biliares, pâncreas, rins e adrenais, baço, grandes vasos, cavidade peritoneal e retroperitônio do abdome superior e seios costofrênicos.

 

Abdome total
Tem como objetivo avaliar as doenças dos seguintes órgãos, estruturas e locais: fígado, vesícula biliar e vias biliares, pâncreas, rins e adrenais, baço, grandes vasos, cavidade peritoneal e retroperitônio, seios costofrênicos, tubo digestivo, cavidade pélvica e bexiga.

 

Bolsas testiculares
Tem como objetivo avaliar as doenças dos testículos, dos epidídimos, dos cordões espermáticos, da parede das bolsas testiculares e das cavidades testiculares.

 

Cervical (pescoço)
Tem como objetivo avaliar as doenças das glândulas cervicais (tireoide, paratireoides e glândulas submandibulares), dos linfonodos e dos demais tecidos cervicais.

 

Glândulas salivares
Tem como objetivo avaliar as doenças das glândulas salivares, notadamente as parótidas e submandibulares, e, excepcionalmente, as sublinguais.

 

Mamas e axilas
Tem como objetivo avaliar as doenças das glândulas mamárias, dos linfonodos relacionados a elas, dos cavos axilares e da epiderme mamária. Avaliação de próteses mamárias.

 

Morfológico fetal
Existem dois tipos de exames morfológicos fetais:

Do primeiro trimestre, realizado entre 12 e 14 semanas, preferencialmente mais próximo de 14 semanas.

Tem como objetivo avaliar a anatomia e a fisiologia fetal (diagnóstico precoce de malformações), os marcadores de anomalias cromossômicas (translucência nucal, osso nasal, etc.), os fluxos sanguíneos fetais (ducto venoso, valva tricúspide e artérias umbilicais).

Também tem o objetivo de avaliar os anexos fetais (cordão umbilical, saco amniótico e placenta), e realizar o rastreamento de risco para parto prematuro, para perda gestacional e para doença hipertensiva materna (colo uterino e artérias uterinas).

Do segundo trimestre, realizado entre 20 e 24 semanas, preferencialmente mais próximo de 24 semanas.

Tem como objetivo avaliar detalhadamente a anatomia e a fisiologia fetal, para o diagnóstico das malformações.

Também avalia o crescimento fetal e os anexos fetais (cordão umbilical, saco amniótico e placenta).

Realiza o rastreamento de risco para restrição do crescimento fetal, para parto prematuro, para doença hipertensiva materna e para perda gestacional (fluxos sanguíneos fetais e uterinos, colo uterino e placentação).

 

Obstétrico
Realizado nos três trimestres da gravidez. Tem como objetivo datar a gravidez, aferir o crescimento fetal, avaliar os aspectos básicos da anatomia e da fisiologia fetal e avaliar os anexos fetais (cordão umbilical, saco amniótico e placenta).

No primeiro trimestre, é importante para datar a gravidez e para diagnosticar os casos de aborto, de gravidez ectópica, de doença trofoblástica gestacional e para diagnóstico ginecológico e pélvico.

Nos outros dois trimestres, é importante para o diagnóstico das malformações maiores, para detectar os desvios do crescimento fetal (pequeno ou grande para a idade gestacional), para avaliar a vitalidade fetal e para avaliar as alterações dos anexos fetais (cordão umbilical, saco amniótico e placenta).

 

Obstétrico com Doppler
Realizado no final do segundo trimestre e durante o terceiro trimestre, entre 26 e 42 semanas.

É importante para o diagnóstico das malformações maiores, para detectar os desvios do crescimento fetal (pequeno ou grande para a idade gestacional), para avaliar a vitalidade fetal e para avaliar as alterações dos anexos fetais (cordão umbilical, saco amniótico e placenta).

O estudo Doppler tem como objetivo avaliar a perfusão sanguínea placentária, a perfusão cerebral e, eventualmente de outros órgãos fetais, com a finalidade de detectar algumas alterações fetais (desnutrição, hipóxia, anemia e outras).

 

Parede abdominal
Tem como objetivo avaliar os tecidos que compõem a parede abdominal, para o diagnóstico das doenças primárias e secundárias desse local.

 

Pélvica via abdominal
Tem como objetivo avaliar as doenças dos órgãos internos do aparelho genital feminino (vagina, útero, tubas uterinas, ovários e ligamentos), bem como as doenças dos órgãos adjacentes (uretra, bexiga, ureter inferior, intestino, cavidade pélvica, etc.).

 

Prostática
Tem como objetivo avaliar as doenças dos órgãos internos do aparelho genital masculino (próstata, vesículas seminais e ampolas dos deferentes), bem como as doenças dos órgãos adjacentes (uretra, bexiga, ureter inferior, etc.).

 

Tireoide
Tem como objetivo avaliar as doenças da tireoide e dos tecidos adjacentes à glândula, notadamente os linfonodos.

 

Transvaginal
Tem como objetivo avaliar as doenças dos órgãos internos do aparelho genital feminino (vagina, útero, tubas uterinas, ovários e ligamentos), bem como as doenças dos órgãos adjacentes (uretra, bexiga, ureter inferior, intestino, cavidade pélvica, etc.).

 

Vias urinárias
Tem como objetivo avaliar as doenças do sistema urinário (masculino ou feminino), estudando os rins, as vias urinárias, bexiga e os tecidos e órgãos adjacentes.

 

Ultrassom do Tórax
Tem como objetivo o controle de pneumonias , derrames pleurais tratados ou  em tratamento em unidades hospitalares.

 

A ultrassonografia (ecografia ou ultrassom) é muito ampla em suas aplicações médicas. A lista acima é incompleta, e o campo de atuação da ecografia cresce continuamente. Além disso, o aprimoramento dos equipamentos é constante, acompanhando a evolução da eletrônica e da informática.

 

Caso necessite de um algum tipo de exame de ultrassom, agende-o conosco, pelos telefones (31) 99695-8000 ou (31) 3681-1655. Atendemos dentro da Clínica Lagoa Santa.