ultrassonografia das mamas

Ultrassonografia das mamas e axilas

Ultrassonografia das mamas e axilas

O exame de ultrassonografia das mamas informa sobre o estado da pele e dos tecidos subcutâneo, fibroglandular e muscular posterior. Seus melhores resultados são obtidos em mamas muito densas (mulheres jovens), que por suas características podem "esconder" uma lesão. Este método é indicado ainda na diferenciação de lesões sólidas e líquidas (cistos), em processos inflamatórios e na monitoração de biópsias e punções aspirativas.

Aliás, ele é também útil para analisar algumas alterações mamárias, como as que podem ser sentidas, mas não visualizadas na mamografia e as alterações detectadas à mamografia (geralmente nódulos e assimetrias).

Contudo, a ultrassonografia das axilas complementa o ultrassom das mamas. É um exame que avalia o conteúdo axilar, evidenciando a presença dos linfonodos (“ínguas”) e as suas características ecográficas e classificando-as em normais e suspeitas.

 

Quando é indicado?

O exame pode ser indicado nos seguintes casos:

  • Pacientes jovens (abaixo dos 40 anos) com queixa de alteração palpável;
  • Alterações vistas na mamografia que necessitam de avaliação complementar;
  • Tecido mamário denso na mamografia, com o intuito de aumentar a sensibilidade na detecção de câncer de mama;
  • Com histórico familiar de câncer de mama;
  • Pacientes que não podem ser expostas a exames com radiação ionizante, como gestante;
  • Dor na mama;
  • Traumatismos ou processos inflamatórios da mama;
  • Nódulo palpável e acompanhamento de nódulo benigno;
  • Para diferenciar um nódulo sólido, de um nódulo cístico;
  • Diferenciar nódulos benignos e malignos;
  • Detectar seroma ou hematoma;
  • Ajudar a observar a mama ou nódulo durante uma biopsia;
  • Verificar o estado das próteses mamárias;
  • Se a quimioterapia está tendo o resultado esperado pelo oncologista;
  • Na avaliação das crianças com crescimento das mamas antes da idade dos 8 anos (Telarca precoce).

 

Quando é solicitado?

É geralmente solicitado pelo ginecologista ou mastologista depois de sentir algum caroço durante a palpação da mama ou se a mamografia for inconclusiva, principalmente na mulher que possui mamas grandes e possui casos de câncer de mama na família. Atualmente o cirurgião plástico têm solicitado o ultrassom das mamas antes da realização da mamoplastia.

 

Ultrassonografia e mamografia

A ultrassonografia não é o mesmo que mamografia, nem substitui esse exame, sendo apenas um exame capaz de complementar a avaliação mamária. Embora esse exame também possa identificar nódulos que podem indicar o câncer de mama, a mamografia é o exame mais indicado para ser realizado em mulheres com suspeita de câncer de mama.   Por isso, o paciente acima de 40 anos deve realizar primeiramente a mamografia e trazê-la quando for realizar a ultrassonografia mamária, pois são exames complementares. O exame de ultrassonografia acima dos 40 anos não é realizado se a paciente não trouxer a mamografia.

A indicação para mulheres que nunca tiveram nenhum problema mamário é fazer ultrassom uma vez por ano a partir dos 30 anos, sendo aquelas com história familiar para câncer de mama podem começar a avaliação a partir dos 25 anos.

Além disso, homens também podem ter câncer de mama. Por isso, homens com suspeita de nódulos de mamas e ginecomastia também devem ser avaliados com ultrassom de mamas. Existe em média um caso de câncer de mama em homens para cada 1000 casos em mulher.

 

Preparo

Para a realização da ultrassonografia de mamas não existe preparo. O paciente deve apenas levar exames os anteriores de ultrassonografia de mamas e mamografias, caso já tenha realizado algum anteriormente. E utilizar roupas confortáveis.

Após o exame, o médico irá escrever um relatório sobre o que viu durante o exame, relacionando com a mamografia  com a classificação Bi-RADS.

 

Duração do exame

O ultrassom de mamas é um exame de imagem simples, que dura em torno de 20 minutos. É um exame que não utiliza radiação ionizante por isso pode ser realizado durante a amamentação e gravidez. Não é um exame desconfortável, nem provoca dor, mas que tem limitações, não sendo por exemplo, a melhor escolha para diagnosticar o câncer de mama precocemente, porque não é bom para verificar alterações com menos de 5 mm de diâmetro.

 

Contraindicações

Não há contraindicações ao exame. De qualquer forma, caso tenha alguma condição de saúde, é importante avisar o médico antes da realização do exame. Tire suas dúvidas na Ultrassonografia Lagoa Santa.

 

Caso necessite deste exame, agende-o conosco, pelos telefones (31) 99695-8000 ou (31) 3681-1655